A cineasta Yi Zhou, 37, fez uma série de publicações no Instagram, além de uma entrevista exclusiva ao Daily Mail, falando sobre as agressões e abusos que sofreu do então namorado, o ator Jeremy Renner, 54, chegando a ameaçar denunciá-la à Polícia de Imigração dos Estados Unidos.
Em sete publicações com extensas legendas, Yi detalha o que viveu em alguns meses com o ator, com fotos e prints.
O que aconteceu
Na primeira publicação, no dia 6 de novembro, a cineasta insere uma foto com a frase “Cyber Flashing“, que significa o ato receber imagens íntimas de outra pessoa sem o próprio consentimento. Na legenda, descreve que foi vítima: “Quando alguém, não importa quão poderosa ou conhecida, envia material sexual explícito não solicitado para um estranho é um abuso de limites. Isso reflete um problema ainda mais amplo de algumas partes da indústria do entretenimento, quando uma mulher segue recebendo mensagens sexuais ou imagens imagens de pessoas influentes mesmo sem querer”.
Complementa dizendo que isso objetifica mulheres e as humilha, colaborando com uma cultura de medo e silêncio. Ainda pede para que Hollywood quebre este ciclo, e agradeceu aos jornalistas que a deram espaço para falar sobre a situação que viveu.
A segunda é um agradecimento de Yi ao Daily Mail, por tê-la convidado para falar destes casos absurdos, principalmente sendo uma cineasta asiática no meio hollywoodiano. Além disso, disse que o ex-companheiro teria alterado as redes após a entrevista: “Claro, no minuto em que a entrevista veio ao ar, Jeremy Renner teve que mudar a foto de perfil do Instagram dele, para dizer que não foi ele quem mandou aquelas mensagens às vítimas, mas sim uma conta spam. Mas uma conta spam não teria 19,9 milhões de seguidores, nem repostaria conteúdos do meu passado.”
Ainda agradece ao jornalista que a cedeu espaço para falar desta história de superação contra violência doméstica, abuso sexual e abuso de poder em ambiente de trabalho. Diz ter certeza que aparecerão novas histórias e que apoiará todas as pessoas que quiserem vir à tona.
Em sua terceira publicação, a cineasta traz prints das denúncias que já havia realizado por meio do jornalista Josh Boswell. São cinco notas expondo a realidade de Yi, mostrando mensagens de quando teve que se trancar em um quarto para que Jeremy não a agredisse, já que estava embriagado, ou mesmo quando foi vítima de Cyber Flashing. O ator, em sua conta no Instagram já alterada, divulgou o endereço de sua própria casa para que Yi fosse fotografada chegando, e ela assume que isso seria impossível de ter sido feito por um spam. “Essa experiência realmente mostra o lado sombrio de Hollywood e a esmagadora campanha de apagamento de mulheres e representatividades asiáticas, mulheres em geral.”
Na quarta publicação, pode-se ver o ator em algumas fotos, demonstrando desdém com a companheira. Na legenda, a cineasta diz: “Para os fãs desta esmagadora campanha e mentiras que ele diz, alegando que são falsas e artificiais: sem provas, isso não é inteligência artificial, da vida do dia a dia, estão todas no meu telefone”.
A seguinte é um print de uma conversa entre os dois, onde ele diz que já chegou em casa, e ela responde “já? foi rápido haha” e ele responde apenas “deixa”. Yi diz que estaria publicando para provar que a situação não é uma inteligência artificial.
A penúltima publicação também é um agradecimento, desta vez ao The Daily Beast, que teria aberto pela primeira vez o caso onde a cineasta foi ameaçada por Renner de denunciá-la para a Polícia de Imigração, no mesmo episódio onde teve que se trancar para fugir do ator.
No encerramento de suas exposições, Yi publicou uma imagem escrito “traição” nove vezes. Na legenda, abre o coração: “Eu acreditei que o meu conto de fadas da Disney com Jeremy Renner tinha me encontrado: pensei, até recentemente, que o amor era puro e que, o acidente que ocorreu com ele, tivesse o tornado em uma pessoa diferente, e incluí-lo em “Chronicles of Disney” e “Stardust Future” [produções da própria Yi] estivessem inclusas neste conto.” Continua dizendo que ela não é a única vítima destas atitudes de Renner, e que a outra já estaria em contato com Josh Boswell. Esta segunda seria a mulher com quem o ator traiu a cineasta. Alerta para que os fãs estejam atentos para os próximos desdobramentos que esta história pode tomar, e conclui: “Eu encorajo outras vítimas para falarem, a mídia de Hollywood precisa nos apoiar em descontruir esta verdade e fazer o ambiente mais saudável e seguro para mulheres.”