Cinco cidades da Paraíba tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido à estiagem, conforme publicação no DOU (Diário Oficial da União) nesta terça-feira (18). Na Bahia, os municípios de Andaraí e Andorinha também tiveram a emergência reconhecida; enquanto no Piauí, o município de São Miguel do Fidalgo enfrenta situação crítica causada por seca prolongada.
Com o reconhecimento federal, municípios podem solicitar recursos para ações de defesa civil voltadas ao atendimento da população afetada.
As cidades paraibanas incluídas na medida são Alcantil, Bananeiras, Barra de São Miguel, Cachoeira dos Índios e Jericó, no Agreste e Sertão do estado; no Piauí, o município de São Miguel do Fidalgo, no Sertão, enfrenta seca prolongada, exigindo medidas emergenciais para garantir acesso à água e segurança alimentar da população.
Além disso, na Bahia, os municípios de Andaraí, na Chapada Diamantina, e Andorinha, no Sertão do São Francisco, também tiveram situação emergencial reconhecida por estiagem.
Com o decreto federal, as prefeituras podem solicitar ao MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) recursos para ações de socorro, como aquisição de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e refeições para trabalhadores e voluntários.
Os pedidos são feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, e a liberação dos recursos depende da análise técnica da Defesa Civil Nacional.