Ciclone extratropical: Defesa Civil montará gabinete de emergência em SP

A Defesa Civil do Estado de São Paulo vai montar um gabinete de emergência neste sábado (8) no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, por causa da previsão de ventos fortes e chuvas intensas provocadas pela passagem de um ciclone extratropical.

Segundo o major Rodrigo Fiorentini, diretor da Divisão de Resposta da Defesa Civil, o fenômeno deve atingir principalmente a faixa leste do estado, incluindo o litoral, a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba e Sorocaba, com rajadas que podem superar 100 km/h.

“A previsão de atuação é para o sábado, por conta do cenário meteorológico, onde estará presente a maior atuação desse ciclone dos ventos no estado”, disse o major em entrevista à CNN Brasil.

O gabinete terá a participação do Corpo de Bombeiros, de secretarias estaduais e das concessionárias de energia elétrica, com o objetivo de agilizar o monitoramento em tempo real e o restabelecimento de serviços essenciais em caso de danos.

A Defesa Civil também emitiu um aviso de risco para todo o estado e orientou a população a evitar locais abertos, áreas alagadas e proximidade com árvores durante o período de ventos fortes.

Ciclone extratropical

Segundo informações do Climatempo, o fenômeno meteorológico será acompanhado por uma frente fria e poderá gerar rajadas de vento superiores a 100 km/h no Rio Grande do Sul e em São Paulo, criando condições favoráveis para a formação de tempestades nestas áreas.

A previsão indica que no domingo (9) o ciclone se deslocará pelo mar, afetando a região entre as costas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Mesmo em movimento, o sistema continuará provocando ventos intensos nas áreas litorâneas destes estados,

O serviço meteorológico alerta para possíveis danos causados pela ventania, incluindo prejuízos em estruturas e coberturas, além do risco de queda de árvores.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *