Duas pessoas morreram e cinco ficaram desaparecidas no condado de Gapyeong, na Coreia do Sul, neste domingo (20), depois que um deslizamento de terra atingiu casas e acampamentos e uma inundação varreu veículos em meio a fortes chuvas.
Isso eleva o número de mortos em todo o país para 17. Ao todo, também há 11 pessoas desaparecidas desde o início das chuvas na quarta-feira (16), que forçaram a retirada de mais de 13 mil moradores.
Um deslizamento de terra atingiu um acampamento em Gapyeong, deixando um homem de 40 anos morto, dois integrantes de sua família desaparecidos e outras 24 pessoas presas, informaram os bombeiros.
Uma pessoa foi resgatada perto do acampamento por uma tirolesa que atravessa um rio, de acordo com imagens divulgadas pelos bombeiros. Em outro vídeo, um helicóptero é visto levando uma pessoa para um local seguro.
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, ordenou uma rápida avaliação dos danos e a designação imediata de zonas especiais de desastre para aumentar o apoio do Estado.
É provável que as chuvas parem neste domingo e sejam seguidas por uma onda de calor, informou o meteorologista do governo.
As fortes tempestades, que antes haviam atingido as regiões do sul da Coreia do Sul, deslocaram-se para o norte durante a noite, segundo a meteorologia.