China e Rússia prometem trabalhar para elevar cooperação energética

A China está disposta a trabalhar com a Rússia para elevar a cooperação energética, contribuindo ainda mais para garantir a segurança e o desenvolvimento sustentável de ambos os países e do mundo em geral, disse o vice-primeiro-ministro chinês, Ding Xuexiang, em Pequim na sexta-feira (26).

Ding, que também é membro do Comitê Permanente do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários ao copresidar a 22ª reunião do Comitê de Cooperação Energética China-Rússia com o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, em Pequim.

O vice-primeiro-ministro afirmou que a cooperação energética é um modelo de cooperação igualitária, mutuamente benéfica e prática entre a China e a Rússia.

Nos últimos anos, os chefes de Estado dos dois países realizaram diversas reuniões e conversas, mantiveram uma comunicação estratégica aprofundada e orientaram a consolidação e o desenvolvimento contínuos da parceria energética abrangente entre a China e a Rússia, trazendo benefícios tangíveis para os povos de ambos os países.

Ding propôs que a China e a Rússia aprofundem a integração de interesses, avancem de forma constante na construção e operação de projetos-chave e consolidem suas principais conquistas na cooperação energética.

Ele também apelou para que ambas as partes adotem à complementaridade de suas vantagens, explorem o potencial de cooperação em áreas como energia renovável, energia de hidrogênio e armazenamento de energia, e promovam a transição e o desenvolvimento energético.

Ding também defendeu o fortalecimento da coordenação e colaboração, a prática conjunta do verdadeiro multilateralismo e a promoção da implementação da Iniciativa de Governança Global no setor energético.

O vice-primeiro-ministro russo afirmou que, sob a orientação estratégica dos chefes de Estado dos dois países, a cooperação energética Rússia-China produziu resultados frutíferos.

A Rússia está disposta a trabalhar com a China para alavancar plenamente o papel de orientação e coordenação do Comitê de Cooperação Energética Rússia-China, expandir a cooperação de energia entre os dois países, avançar na implementação de projetos estabelecidos e apoiar o desenvolvimento de alto nível das relações entre os dois países de forma aprimorada, afirmou Alexander Novak.

Durante a reunião, as duas partes analisaram a cooperação China-Rússia em áreas como petróleo, gás natural, carvão, eletricidade, energia renovável e energia nuclear, trocando opiniões aprofundadas sobre futuras colaborações e chegando a um amplo consenso.

Após a reunião, Ding e Novak assinaram conjuntamente a ata da reunião.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *