A polêmica relacionada à correia banhada a óleo dos motores do Onix, Onix Plus e Tracker ganhou um novo episódio. A montadora americana afirma que parte significativa dos comentários negativos nas redes sociais apresenta indícios de automatização, ou seja, uso de robôs, para atacar o produto. Além disso, a GM passa a dotar uma nova peça, mais resistente para evitar possíveis problemas para os clientes.
O caso se dá por relatos de proprietários que alegam ter problemas com o carro por conta da correia. O uso de óleos inadequados ou mesmo falsificados pode resultar na corrosão da correia, causando danos graves ao motor e grande prejuízo no bolso, que não é coberto pela garantia.
De acordo com a GM, não há registros de falhas semelhantes em motores de três cilindros nos Estados Unidos. No Brasil, os casos confirmados estariam ligados à ausência de manutenção preventiva ou uso de óleo lubrificante fora das especificações recomendadas. Mas, nas redes sociais, o assunto tem alarmado possíveis compradores e clientes que questionam a confiabilidade do carro.
Com tantas críticas nas redes sociais, a Chevrolet tratou de monitorar os comentários em suas próprias redes e outros canais ligados ao meio automotivo.
O monitoramento identificou alto volume de postagens em curto espaço de tempo, com uso de emojis e símbolos fora de contexto e ausência de respostas quando questionados sobre dados do veículo ou protocolos de atendimento. Fora do ambiente digital, a marca afirma que apenas 3% dos proprietários relataram problemas relacionados ao componente, de acordo com dados da própria montadora.

A equipe da Chevrolet percebeu que muitos dos perfis perfis eram “vazios”, ou seja, não seguiam ninguém, não eram seguidos, e nunca haviam comentado sobre outros assuntos, mas estavam fazendo comentários sobre a correia. Isso levantou a suspeita de que poderia haver uma automação ou bots tentando atentar contra a reputação da empresa.
“Essa desproporcionalidade e esses comportamentos começaram a chamar muita atenção. Será que a gente está falando de alguma automação? Será que a gente está falando de algum bot tentando destruir alguma reputação, destruir o que o Onix é? Isso realmente tem nos causado muita preocupação”, afirma Hermann Mahnke, diretor de Produtos Digitais da GM.
Ocorrências e especificações técnicas
Para os novos Onix e Onix Plus 2026, a Chevrolet adotou uma nova correia banhada a óleo produzida em borracha sintética nitrílica hidrogenada (HNBR), com revestimento em teflon e reforço em fibra de vidro. A mudança visa ampliar a resistência a contaminantes e aumentar a durabilidade do sistema.
A recomendação é utilizar óleo SAE 0W-20 com selo Dexos 1. Embora indique o ACDelco, a GM afirma que outros fabricantes também são compatíveis, desde que atendam extamente os mesmos parâmetros técnicos.
Nos veículos das linhas anteriores, a montadora oferece renovação da garantia da correia para até 240 mil km, mediante inspeção em concessionária. O serviço, no valor de R$ 660, inclui troca de óleo e filtro. Em casos de irregularidade, o cliente terá que pagar mais R$ 700, com substituição de todo o sistema. A medida busca atender especialmente segundos proprietários, que podem ter adquirido veículos sem histórico de manutenção dentro dos padrões recomendados.