A segunda temporada de “Chef de Alto Nível” já foi confirmada pela Globo e está com inscrições abertas. Cozinheiros profissionais, amadores e da internet podem competir pelo prêmio na versão brasileira de “Next Level Chef“, comandada por Ana Maria Braga.
Quem quiser uma vaga em uma das três cozinhas do reality criado pelo chef Gordon Ramsay deve preencher um formulário no site oficial selecionando sua região do país, enviar 10 fotos – 6 de pratos que tenha cozinhado e empratamento, evitando imagens de travessas ou panelas, e 4 de momentos de trabalho ou lazer -, um vídeo falando sobre si e outro vídeo cozinhando. Ao final, uma mensagem de confirmação aparecerá.
Como devem ser os vídeos?
No primeiro vídeo, é pedido sinceridade ao dizer quem você é, sua relação com a culinária e um pouco da sua personalidade. O candidato pode estar cozinhando enquanto se apresenta mas, no segundo vídeo – que não tem limite de tempo – precisa estar realmente cozinhando algum prato salgado.
As dicas para quem quer entrar no “Chef de Alto Nível” são:
- Evite gravar em locais barulhentos e escuros;
- Posicione a câmera de forma que enquadre bem as mãos, ingredientes e utensílios que utilizar;
- Mostre todos os cortes, temperos e etapas do preparo, que deve começar do zero;
- Mostre técnicas e criatividade para impressionar os selecionadores;
- Não mande vídeos que só tenham montagens de fotos e dublagens
- Ao final, mostre seu prato pronto.
Aviso aos selecionados
A produção avisa que entrará em contato pelo e-mail, telefone e SMS que o candidato deixar no cadastro. O primeiro contato será por e-mail, que virá com o domínio @castitreach.com (endereço oficial da seleção). É pedido que se deixe as redes sociais abertas, para que os selecionadores possam observar suas postagens durante o processo.
Como é o “Chef de Alto Nível”?

Os cozinheiros são divididos em três cozinhas diferentes: o porão é o nível de baixo, com ingredientes e utensílios escassos e de menor qualidade, onde o improviso será necessário. A cozinha do meio é, como o próprio nome diz, mediana, com utensílios e ingredientes comuns na casa dos brasileiros de classe média. Enquanto a cozinha do topo oferece uma infinidade de equipamentos, utensílios e ingredientes para os cozinheiros darem asas à imaginação.
Além disso, os ingredientes são revelados através de uma plataforma, que passa primeiro pela cozinha do topo e vai descendo até que o pessoal do porão possa pegar os ingredientes que sobrarem.
Cada prova tem um tema, que define quais ingredientes serão utilizados, mas os participantes só descobrem qual é no momento em que a plataforma aparece.
Na primeira edição, vencida pelo chef Luiz Lira, o prêmio foi de R$ 500 mil e uma mentoria exclusiva com os chefs Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto, jurados da atração.