O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) investiga a queda de um avião que deixou um homem morto e uma mulher gravemente ferida no final da tarde de domingo (17), em Santa Catarina.
As investigações tem o objetivo de contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.
Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), uma equipe do Cenipa foi acionada para atender a ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-KFR, no Aeródromo Pouso na Serra (SC).
“Durante a ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, afirmou a Força Aérea, em nota.
Queda do avião
O acidente aconteceu na cidade de Bom Retiro, na rodovia SC-110. No local, uma mulher de 49 anos foi socorrida em estado de choque, com fratura exposta nas duas pernas e traumatismo craniano. A vítima foi encaminhada para uma unidade hospitalar da região para receber atendimento médico.
Já o homem, 61, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As identidades das vítimas ainda não foram divulgadas.
Além do resgate, as equipes do Corpo de Bombeiros, do SAMU e da Polícia Militar atuaram para garantir a segurança da área. No local, foram feitos procedimentos para conter o vazamento de combustível da aeronave e eliminar o risco de incêndio ou explosão.
Segundo os bombeiros, “a queda provavelmente ocorreu em pouso ou decolagem de pista localizada na propriedade vizinha”. A corporação acredita que a queda tenha ocorrido às 16h40, meia hora antes do acionamento das autoridades para o local.
*Sob supervisão de AR.