Em entrevista ao CNN Money nesta segunda-feira (8), a diretora de macroeconomia da UBS GWM, Solange Srour, comentou que o mercado financeiro mantém expectativas positivas em relação à inflação de médio prazo no Brasil, com tendência de queda mesmo diante de um cenário fiscal desafiador, segundo o boletim Focus.
Srour enxerga que a economia brasileira mostra sinais de desaceleração e a possibilidade de um corte na taxa Selic em dezembro não está descartada.
A diretora enxerga como um fator crucial para esta decisão o comportamento do câmbio, que pode ser beneficiado por uma possível redução dos juros nos Estados Unidos.
“Daqui até dezembro, devemos ter o início do corte de juros nos Estados Unidos, o que deve pressionar a moeda americana e tende a ajudar o Brasil. Se o Fed realmente corta 25 (pontos-base) na reunião de setembro e indica que o processo vai continuar, pode ajudar o real”, analisa Srour.
Esta dinâmica, combinada com a desaceleração econômica doméstica, poderia criar condições para uma redução da taxa básica de juros ainda este ano, conclui a diretora.
Transcrição revisada por André Vasconcelos*