Casa Branca vai contestar ordem de juiz para fechar “Alcatraz dos Jacarés”

Nos Estados Unidos, a Casa Branca “continuará a lutar” contra a decisão de um juiz para fechar o centro de detenção de imigrantes da Flórida apelidado de “Alcatraz dos Jacaré”, disse a secretária de imprensa Karoline Leavitt, nesta quinta-feira (28).

O governo cumpre a ordem judicial que prevê interrupção no recebimento de novos detidos e remoção da infraestrutura adicionada ao local.

“Vamos cumprir as ordens judiciais, mas também vamos contestá-las com base no mérito da lei. E o DHS (Departamento de Segurança Interna, na sigla em inglês) está em conformidade, embora discordemos dessa decisão, e continuaremos a contestá-la na justiça”, disse Leavitt a repórteres durante coletiva de imprensa.

Na semana passada, a juíza distrital dos EUA, Kathleen Williams, emitiu uma liminar em uma ação federal movida por grupos ambientais e por indígenas Miccosukee da Flórida, ordenando que a instalação removesse a infraestrutura adicionada ao local e parasse de receber detentos.

O povo Miccosukee, nativos americanos cuja reserva fica a quilômetros da prisão, levantou preocupações sobre o impacto que a instalação terá em suas terras e na área ambientalmente sensível, incluindo as plantas e os animais que habitam os Everglades.

“O projeto cria danos irreparáveis ​​na forma de perda de habitat e aumento da mortalidade de espécies ameaçadas de extinção na área”, disse Williams na decisão.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, também disse que seu estado pretende contestar a ordem, embora uma mensagem de uma alta autoridade da Flórida tenha dito que a instalação provavelmente estará vazia em questão de dias.

“Não vamos nos deixar intimidar”, disse DeSantis. “Estamos totalmente certos nisso.”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *