Carnes representam os principais embarques do porto de Paranaguá em 2025

O agronegócio, com destaque para carnes e produtos congelados, foi o principal motor do crescimento da movimentação de cargas no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) em 2025. A empresa que administra o terminal paranaense encerrou o ano com um volume recorde de 11,5 milhões de toneladas movimentadas, somando exportações e importações, sem considerar o peso dos contêineres.

O resultado representa um crescimento de 7% em relação a 2024, quando foram registradas 10,8 milhões de toneladas. As exportações responderam por mais de 60% do total, alcançando 8,29 milhões de toneladas, alta também de 7%. Já as importações somaram 3,177 milhões de toneladas, avanço de 2% na comparação anual. De acordo com a TCP, a ampliação da capacidade operacional do Porto de Paranaguá contribuiu para o desempenho registrado em 2025. 

Entre os segmentos exportadores, o de carnes e congelados liderou a movimentação ao longo do ano, com 3,82 milhões de toneladas embarcadas. As carnes bovinas enviadas ao exterior somaram 1,03 milhão de toneladas, volume 53% superior ao registrado no ano anterior.

No segmento de carne de frango, os embarques apresentaram crescimento no último trimestre de 2025. Entre outubro e dezembro, foram exportadas 670 mil toneladas pelo terminal, aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2024. Apenas em dezembro, a TCP embarcou 233,9 mil toneladas do produto, estabelecendo um novo recorde mensal.

Na sequência de carnes aparecem os produtos de madeira, com 1,39 milhão de toneladas, papel e celulose, com 991 mil toneladas e cargas do agronegócio em geral, que totalizaram 393 mil toneladas. 

Do lado das importações, o segmento químico e petroquímico foi o principal, com 619 mil toneladas, seguido pelos setores automotivo, eletrônicos e maquinários e construção e infraestrutura.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *