O Carnaval toma conta da cidade com muita cor, música e animação. Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o Sambódromo Marquês de Sapucaí, na região central do Rio, é palco dos desfiles das escolas de samba da capital.
Quatro agremiações do Grupo Especial atravessam a avenida nesta segunda (16), apresentando seus enredos em um espetáculo que duram cerca de uma hora e meia, reunindo milhares de espectadores nas arquibancadas.
Este ano, a Beija-Flor de Nilópolis vai falar sobre o Bembé do Mercado, candomblé de rua de Santo Amaro de Purificação, no Recôncavo Baiano. O desfile da agremiação é mais uma vez assinado pelo carnavalesco João Vitor Araújo.
A Unidos da Tijuca, a última escola a pisar na avenida, vai homenagear a escritora Carolina Maria de Jesus no Carnaval de 2026. O título do enredo será o nome da própria homenageada, considerada uma das principais vozes na literatura brasileira.
“A agremiação desfraldará, feito pavilhão engalando, o lenço que foi a prisão imagética de Carolina, coroando-a de livros, recortes e poesias, num reencontro sensível e emocionante com a sua literatura visceral, verdadeira e comovente”, disser o carnavalesco Edson Pereira em comunicado compartilhado nas redes sociais da escola.
Confira a ordem de entrada e os horários dos desfiles deste domingo (16)
22h – Mocidade Independente de Padre Miguel
23h30 – Beija-Flor de Nilópolis
1h – Unidos do Viradouro
2h30 – Unidos da Tijuca