Carlos Bolsonaro, que renunciou ao cargo de vereador do Rio de Janeiro na quinta-feira (11), atuará como conselheiro do senador Flávio Bolsonaro durante sua campanha à Presidência da República. Apesar de não participar integralmente da campanha, Carlos manterá contato próximo com o irmão, com quem conversa diariamente por telefone. A apuração é da âncora Débora Bergamasco, no CNN 360°.
Segundo Bergamasco, “Carlos Bolsonaro terá o papel de conselheiro, porque está absolutamente focado em sua própria campanha, que disputará como senador pelo estado de Santa Catarina. Não irá participar inteiramente da campanha [de Flávio], mas, fica como consultor, já que conversam todos os dias por telefone, são dois irmãos que se dão muito bem”.
Histórico de atuação em campanhas
Carlos Bolsonaro já possui experiência em campanhas eleitorais da família. Em 2018, ele foi considerado o “01” da campanha que elegeu Jair Bolsonaro. Na eleição de 2022, embora tenha participado, sua atuação foi menos intensa, uma vez que a campanha já contava com estrutura do PL e apoio de outros partidos do Centrão.
A escolha de Santa Catarina para a candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado se deve a impossibilidades políticas no Rio de Janeiro, onde seu irmão Flávio já ocupa uma cadeira no Senado e onde as alianças políticas seguem outra configuração.