A Prefeitura de São Paulo reativou, nesse sábado (27), a “Operação Altas Temperaturas” para mitigar os efeitos da onda de calor na capital paulista. O objetivo é reduzir riscos de desidratação, mal-estar e o agravamento de doenças preexistentes em função do calor excessivo.
A medida estabelece a instalação de dez tendas de atendimento em pontos estratégicos para oferecer água, suco e frutas, além de local de descanso para a população mais vulnerável, como idosos e pessoas em situação de rua. As estruturas funcionam das 10h às 16h enquanto persistirem as condições climáticas.
São Paulo registra aumento de 27% nos atendimentos por insolação e calor
A operação especial é acionada pelo governo municipal sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge o patamar de 32°C.
A ação conjunta envolve as secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde e Direitos Humanos, além da parceria com a Sabesp, que atua na instalação de bebedouros e distribuição de água.
Equipes de abordagem social também trabalham no local para realizar encaminhamentos para a rede socioassistencial e unidades de saúde, quando necessário.
Localização das tendas de atendimento
As tendas estão distribuídas pelas cinco regiões do município para garantir a cobertura nas áreas de maior circulação:
- Centro: Praça da República e Praça Marechal Deodoro.
- Zona Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel).
- Zona Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo).
- Zona Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci), Itaquera (Av. Musgo de Flor) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella).
- Zona Oeste: Lapa (Rua do Curtume).
De acordo com a diretoria de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp, a estrutura deve ser mantida nos próximos dias, seguindo as previsões de temperaturas elevadas para a região metropolitana.