BYD bate recorde mundial de velocidade com elétrico Yangwang U9

O carro mais rápido do mundo em produção em série não é um Bugatti, um Pagani ou um Koenigsegg. O modelo é chinês e elétrico. A BYD, por meio de sua marca premium Yangwang, estabeleceu um recorde mundial de velocidade para veículos de produção ao alcançar quase 500 km/h.

O U9 Xtreme, anteriormente conhecido como U9 Track/Special Edition, é derivado do U9 já comercializado na China, mas recebeu uma série de evoluções para suportar a performance extrema.  Na versão convencional do Yangwang U9, há quatro motores de 326 cv cada, totalizando 1.306 cv e 130,5 kgfm de torque. Esse conjunto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,3 segundos, superando até mesmo a Ferrari SF90 Stradale, que cumpre a mesma prova em 2,5 segundos.

Na versão Xtreme, o U9 adota um sistema elétrico de ultra-alta tensão de 1.200V, superior ao padrão de 800V utilizado em outros esportivos elétricos. A bateria Blade de fosfato de ferro e lítio, com taxa de descarga de 30C, fornece energia a quatro motores independentes, capazes de girar a até 30.000 rpm. No total, o conjunto entrega mais de 3.000 cv.

Para lidar com esse nível de potência, o U9X utiliza pneus semi-slick de competição e uma versão revisada da suspensão DiSus-X, calibrada especificamente para corridas em alta velocidade. Com esse conjunto preparado, hora de buscar o recorde, registrado em setembro de 2025 na Alemanha, no ATP Automotive Testing Papenburg.

O piloto alemão Marc Basseng, com experiência em competições de resistência, foi o responsável pela condução durante o recorde. O modelo chinês alcançou o novo recorde mundial de velocidade para carros de produção: 496,22 km/h. Esse resultado supera esportivos consagrados movidos a gasolina, como o Bugatti Chiron Super Sport, que havia ultrapassado os 490 km/h em 2019.

BYD bate recorde mundial com Yangwang U9 • Divulgação
BYD bate recorde mundial com Yangwang U9 • Divulgação

Além da velocidade máxima, o modelo se destaca por soluções de engenharia inusitadas. O sistema hidráulico de resposta rápida pode elevar o carro em até 75 mm em meio segundo, recurso capaz de evitar danos em buracos ou desníveis. A mesma tecnologia é utilizada em demonstrações públicas, nas quais o carro é capaz de “dançar” em sincronia com música e iluminação.

A BYD confirmou que o U9 Xtreme será produzido em série extremamente restrita, limitada a 30 unidades. O Yangwang U9 convencional tem preço base na China de 1,68 milhão de renminbi (cerca de R$ 1,3 milhão). O supercarro foi exibido pela marca no Brasil algumas vezes, mas ainda não há definição de vendas por aqui.

“Este é um momento de enorme orgulho para todos na divisão de pesquisa e desenvolvimento. É fantástico que o carro de produção mais rápido do mundo agora seja elétrico”, comemorou Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD.

Piloto responsável pela volta recorde do Yangwang U9 Xtreme foi o alemão Marc Basseng • Divulgação
Piloto responsável pela volta recorde do Yangwang U9 Xtreme foi o alemão Marc Basseng • Divulgação


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *