Com a chegada das pré-indicações ao Oscar 2026, o Brasil apareceu em mais categorias do que as tradicionais já esperadas.
O escolhido para representar o Brasil na premiação, “O Agente Secreto” surgiu em duas shortlists, como possível indicado a Melhor Filme Internacional e em Melhor Elenco, com uma possível indicação para o diretor da equipe, Gabriel Domingues. Outra produção que repercutiu bastante foi a indicação de “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, que apareça nas pré-indicações de Melhor Documentário.
A coprodução Brasil, Áustria, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, “Yanuni”, foi produzida por Leonardo Di Caprio, e retrata a história da liderança indígena Juma Xipaia, que se torna linha de frente na luta pela justiça climática e a primeira Secretária de Direitos Indígenas do Brasil. Ao lado do longa de Petra Costra, a produção também foi indicada por Melhor Documentário.
Já o curta brasileiro “Amarela”, de André Hayato Saito, figura na pré-lista de Melhor Curta-Metragem. Outro brasileiro que pode ser indicado na competição é o diretor de fotografia paulistano Adolpho Veloso, por seu trabalho em “Train Dreams”. A produção estadunidense da Netflix, figurou na shortlist de Cinematografia, que seleciona os que serão indicados na categoria de Melhor Fotografia, e em Melhor Canção Original, com a faixa “Train Dreams”, de Nick Cave e Bryce Dessner, do The National.
A lista oficial de indicados à 98ª edição da cerimônia será anunciada em 22 de janeiro de 2026. Confira aqui a pré-lista completa do Oscar.
Saiba onde assistir os pré-indicados ao Oscar 2026:
- “O Agente Secreto”, apenas nos cinemas
- “Apocalipse nos Trópicos”, disponível na Netflix
- “Amarela”, indisponível nos streamings
- “Train Dreans”, disponível na Netflix
- “Yanuni”, indisponível nos streamings