Brasil tem aproveitamento ruim na altitude e estreará em novo estádio

A Seleção Brasileira nunca enfrentou um desafio tão extremo do que o desta terça-feira (9), contra a Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias. O estádio El Alto, palco da partida, é um dos mais altos do mundo.

O Brasil não tinha encarado tamanha altitude, ou seja, será a estreia da Amarelinha nessas condições. Ao todo, são 4.070 metros de altura no local. Anteriormente, a Seleção havia jogado no Hernando Siles, em La Paz, a mais de 3.600m.

O estádio Municipal de Villa Ingenio, em El Alto, é o segundo mais alto da América do Sul. O único que supera é o Daniel Alcides Carrión, em Cerro de Pasco, no Peru, que está a 4.300 metros acima do nível do mar. 

Aproveitamento ruim na altitude

Neste século, a Seleção Brasileira não conseguiu imprimir seu melhor ritmo na altitude. São apenas duas vitórias desde 2001, em 11 partidas. Pelo menos o último encontro nessas condições, em 2022, terminou com goleada por 4 a 0.

No total, o Brasil já disputou 31 partidas na altitude e acumula 43% de aproveitamento: dez vitórias, dez empates e 11 derrotas.

Pensando em mitigar os efeitos da altitude, o Brasil ficará no nível do mar até poucas horas antes do jogo. O avião da Seleção Brasileira sairá de Santa Cruz de la Sierra no fim da tarde.

A bola rola às 20h30 (de Brasília) e, mesmo classificado para a Copa do Mundo, o Brasil tenta encerrar sua participação nas Eliminatórias com uma vitória.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *