O Brasil encerrou sua participação na fase de grupos da Copa América Feminina nesta sexta-feira (25). A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias empatou em 0 a 0 com a Colômbia, resultado que manteve o país na primeira posição da chave B do torneio.
Após quatro rodadas, a Seleção Brasileira terminou com 10 pontos, em uma campanha de três vitórias e um empate. O time avançou à semifinal na liderança do grupo. Já as colombianas, passaram em segundo lugar, com oito.
Dessa forma, o Brasil buscará um lugar na decisão da Copa América diante do Uruguai, segundo colocado da chave A. O confronto acontecerá na próxima terça-feira (29), às 21h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador. Na segunda (28), a Colômbia enfrenta a Argentina, no mesmo horário e local.
Sobre o jogo
As colombianas começaram melhor na partida, indo ao ataque e tendo a posse de bola pela maior parte do tempo. A primeira boa oportunidade saiu ao sete minutos, quando a ponta Linda Caicedo cruzou uma bola perigosa e nenhuma companheira conseguiu completar. Na sequência, o Brasil respondeu com a meia Dudinha, que arriscou da entrada da área e mandou para fora.
Aos 12, ótimo cruzamento pela esquerda e Caicedo finalizou para grande defesa da goleira Lorena. A jovem atacante colombiana teve uma outra chance clara pouco tempo depois. Ela foi lançada em velocidade, chutou de longe e viu Lorena defender a finalização com o braço fora da área.
No primeiro momento, a juíza Milagros Arruela deu o cartão amarelo para a atleta brasileira. Porém, ela foi conversar com a auxiliar e, na sequência, mudou a advertência para um cartão vermelho.
A pressão da Colômbia seguiu ainda maior depois da expulsão. A defesa do Brasil, juntamente com a goleira Cláudia que saiu do banco de reservas, conseguiu parar as investidas do adversário e manteve o empate até o intervalo.
A equipe comandada por Arthur Elias retornou melhor para a etapa final. Aos 11 minutos, a lateral Yasmin invadiu a área, cruzou forte e a bola correu pela pequena área até sair pela linha de fundo. Já aos 31, as colombianas deram a resposta em jogada de Linda Caicedo, que tocou para a atacante Manuela Pavi e viu a zagueira Mariza salvar o time brasileiro.
Nos acréscimos, o Brasil teve a sua última oportunidade nos pés de Yasmin, que acertou a trave em cobrança de falta.