O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) informou, nesta segunda-feira (21), que as conversas com os Estados Unidos sobre a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump “estão caminhando”.
“Estamos em conversa com o governo americano pelos canais institucionais e de forma reservada. As conversas estão caminhando”, relatou. Questionado sobre quem seria o interlocutor dessas negociações, Alckmin não respondeu.
A declaração foi dada a jornalistas após o dia de reuniões do comitê interministerial criado pelo governo para formular a resposta brasileira à tarifa anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.
Essa é a segunda semana de reuniões do comitê, que iniciou, na última terça-feira (15), rodadas de conversas com o setor privado.
O saldo até o momento, segundo fontes ouvidas pela CNN, foi a elaboração de um plano de contingência, tanto internamente, quanto de possíveis respostas para caso as negociações não avancem até o dia 1º de agosto — data anunciada por Donald Trump para o início da validade das tarifas.
As estratégias até então elaboradas ainda precisam do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que está em agenda no Chile.
Ainda não há previsão para a apresentação destas medidas, que só serão colocadas em prática caso Trump não recue do tarifaço a tempo.