O novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, teceu elogios ao ministro que deixa a pasta, Márcio Macêdo, via redes sociais.
“Cumprimento o ministro Marcio Macêdo por sua atuação dedicada e o compromisso com os movimentos sociais ao longo destes quase três anos”, declarou Boulos, nesta segunda-feira (20).
“Seguiremos este trabalho com dedicação”, acrescentou.
Cumprimento o Ministro @MarcioMacedoPT por sua atuação dedicada e o compromisso com ps movimentos sociais ao longo destes quase 3 anos. Seguiremos este trabalho com dedicação.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) October 20, 2025
A mudança foi definida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após reunião com Boulos, Macêdo e os também ministros palacianos Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), segundo nota do Palácio do Planalto.
A nomeação de Boulos deve ser publicada na edição desta terça-feira (21) do DOU (Diário Oficial da União).
A troca vinha sendo discutida há meses e foi anunciada nesta segunda. Como mostrou a CNN Brasil em maio, Boulos já havia sinalizado estar disposto a virar ministro quando foi sondado por Lula.
A troca na Esplanada representa uma tentativa do governo de se aproximar do eleitorado pensando nas eleições de 2026, uma vez que a Secretaria-Geral é a responsável pelas agendas do presidente com representantes de movimentos sociais, como o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), ligado à militância de Boulos.
* Publicado por Henrique Sales Barros