Bombeiros encontram irregularidades em mais de 40 shoppings do RJ

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realiza, nesta quarta-feira (28), uma operação para fiscalizar diversos shopping centers do estado. Até o momento, cerca de 99 imóveis já foram vistoriados.

Segundo informações, em 47 edificações foram identificadas irregularidades decorrentes da falta de manutenção dos dispositivos de segurança contra incêndio e pânico. Esses estabelecimentos receberam notificações.

Por outro lado, 44 estabelecimento encontram-se plenamente regularizados.

Outros sete shoppings não possuíam Certificado de Aprovação emitido pelos bombeiros e, considerando que a exigência já havia sido cobrada em ocasiões anteriores, foram autuados pelo descumprimento da obrigação imposta.

A operação segue em andamento, sem previsão de término.

Incêndio no Shopping Tijuca

Um incêndio atingiu o Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite do dia 2 de janeiro. Na ocasião, ao menos três pessoas ficaram feridas e duas morreram.

O fogo teve início em uma área de difícil acesso, no subsolo da loja Bell’Art, o que provocou intensa concentração de fumaça. Cerca de 7 mil pessoas tiveram que evacuar em aproximadamente 30 minutos. 

De acordo com os bombeiros, a corporação foi acionada por volta das 18h28. A operação mobilizou cerca de 65 militares de 15 unidades operacionais, com o apoio de 22 viaturas. O combate ao fogo exigiu o uso de equipamentos específicos para dispersão dos gases e para garantir a segurança das equipes.

Segundo a polícia, dois brigadistas morreram na ocasião. As vítimas foram identificadas como Anderson Aguiar do Prado e Emellyn Silva Aguiar Menezes. Já as outras três pessoas feridas foram socorridas e levadas para unidades hospitalares.

A 19ª DP (Tijuca) apura as circunstâncias do caso. Prestaram depoimento o sócio da empresa CM Couto, responsável pela brigada do shopping, a superintendente Adriana Santilhana e brigadistas que atuaram no primeiro combate ao fogo.

Segundo relato do supervisor da loja onde o incêndio teve início, o hidrante interno da unidade estaria sem água no momento da ocorrência.

O shopping reabriu ao público na sexta-feira (16), após o incidente, porém, mesmo com a retomada das atividades, o subsolo e parte do primeiro piso permanecerão interditados por determinação da Defesa Civil.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *