Bolsas dos Estados Unidos fecham em queda após dados de inflação

As bolsas dos Estados Unidos fecharam o pregão desta terça-feira (13) em baixa, influenciadas pela queda das ações do setor financeiro, depois de comentários de executivos do JPMorgan aumentarem as preocupações com a recente proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de limitar as taxas de juros dos cartões de crédito.

A Visa e a MasterCard caíram mais de 4% e 3%, respectivamente, enquanto o setor financeiro contribuiu para as quedas do S&P 500.

O JPMorgan também perdeu mais de 4%. O banco reportou um lucro trimestral melhor do que o esperado, mas também uma queda nas taxas de serviços bancários de investimento.

Um outro destaque do dia foi as ações da Delta Air Lines, que recuaram mais de 2%, já que a projeção de lucro da companhia para 2026 ficou abaixo das expectativas dos analistas.

A inflação americana fechou 2025 com alta de 2,7% – acima da meta de inflação de 2% -, de acordo com o Departamento do Trabalho do país. O número veio exatamente como as projeções de analistas consultados pela Reuters. Na comparação mensal, o índice subiu 0,3% e também veio dentro do consenso para o período.

Já o núcleo da inflação americana atingiu 2,6% no ano passado. Em dezembro, o índice avançou 0,2%, ligeiramente abaixo da expectativa de 0,3%.

Esse dado de inflação ao consumidor nos EUA é importante e chama atenção, porque é o primeiro sem os efeitos do shutdown. O relatório de novembro veio com dados incompletos, prejudicado pela paralisação nas atividades de serviços públicos.

Os dados alimentam as previsões do mercado de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve neste ano. Mas os indícios são de que o FOMC deve manter as taxas inalteradas na reunião prevista para o final desse mês.

Donald Trump comemorou os dados divulgados nesta terça (13). Na Truth Social, ele escreveu que o chair do Fed, Jerome Powell, deve reduzir as taxas de juros “de forma significativa”.

Os chefes de vários dos principais bancos centrais do mundo divulgaram nesta terça (13) uma declaração conjunta sem precedentes em apoio a Jerome Powell, depois que o governo americano o ameaçou com uma acusação criminal. O presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, foi uma das autoridades monetárias que assinaram o documento.

O Dow Jones fechou em baixa de 0,80%, aos 49.191 pontos. Enquanto isso, o Nasdaq perdeu 0,10% e terminou o dia aos 23.709 pontos. E o S&P 500 500 caiu 0,22%, aos 6.962 pontos.

*Com informações da Reuters

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *