BNDES aprova financiamento de R$ 848 milhões para terminal da Wilson Sons

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 848 milhões para a Tecon Salvador, subsidiária da Wilson Sons, visando a expansão e modernização de terminal de contêineres do Porto de Salvador, informou o banco nesta segunda-feira (3).

Os recursos serão destinados à ampliação do pátio de armazenagem, compra de novos equipamentos e obras de infraestrutura e modernização tecnológica, segundo comunicado.

Com o projeto, o Tecon Salvador deve dobrar sua capacidade anual de movimentação, passando dos atuais 553 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner) para mais de 1 milhão de TEUs. O número de movimentos de carga no cais também deve subir de 70 para mais de 100 contêineres por hora.

“A expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre Estados das Regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte — sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins — e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em nota.

Segundo ele, a localização estratégica do terminal, equidistante do Canal do Panamá e do Cabo Horn, permite conexões eficientes com rotas marítimas para Europa, África, Ásia e América do Norte.

“Essa iniciativa está alinhada à política comercial do governo federal e do presidente Lula, que busca estimular a exportação de produtos com maior valor agregado”, acrescentou.

O diretor financeiro da Wilson Sons, Michael Connell, afirmou que os investimentos vão gerar emprego e renda na Bahia e reforçar o compromisso da companhia com o desenvolvimento da região.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *