A empresária e influenciadora Bianca Andrade, publicou no Instagram, nesta terça-feira (4), um vídeo em homenagem ao Dia da Favela.
A data marca o primeiro registro oficial do uso do termo “favela”, mencionado em um documento redigido em 4 de novembro de 1890 pelo delegado da 10ª circunscrição e chefe de polícia do Rio de Janeiro, que se referia ao Morro da Previdência.
No vídeo, “Bosa Rosa” ressalta a importância das comunidades, mostrando projetos sociais e palestras que já levou para dentro da favela onde nasceu: o Complexo da Maré, na zona norte do Rio.
“A gente não romantiza. A gente reconhece. Acesso negado, violências constantes, desigualdades e estigma ainda fazem parte da realidade de milhões de pessoas”, disse a influenciadora.
“Favela não é qualquer lugar. É a casa de muita gente e foi a minha também. E em casa a gente aprende muita coisa. A se unir, a se virar, a respeitar. Existe muita cultura, muito trabalho e muito sonho. A voz da favela é de potência e resistência”, completou.