Bessent anuncia nova compra de pesos argentinos para estabilizar câmbio

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou nesta sexta-feira (17) que os norte-americanos compraram pesos argentinos no “blue chip swap” e no mercado à vista nesta quinta-feira (16).

Em publicação na rede social X, Bessent afirmou que o Tesouro segue em “contato próximo” com a equipe econômica da Argentina e que monitora todos os mercados para agir com “flexibilidade e firmeza” para estabilizar o país da América do Sul.

Tanto o peso “azul” quanto o peso oficial enfraqueceram na sexta, com a moeda oficial caindo 2,8%, para 1.441 por dólar, e o peso azul recuando 0,3%, para 1.450.

Os contratos a termo de peso de um mês precificaram a moeda a 1.446, após chegar a 1.541 no início deste mês. Os contratos a termo de três meses preveem o peso um pouco abaixo de 1.700, de acordo com dados da LSEG.

A semana foi movimentada na parceria entre americanos e argentinos. Nesta terça-feira (14), os presidentes Donald Trump e Javier Milei se encontraram na Casa Branca, com Trump prometendo apoiar financeiramente a Argentina, desde que seu parceiro político vença as eleições do dia 26 de outubro.

A bolsa argentina fechou a terça com queda de 3,7%, enquanto os títulos do país em dólares tiveram desvalorização de até 6,5% na data.

Já na quarta-feira (15), Scott Bessent anunciou uma nova linha de crédito de US$ 20 bilhões para investir na dívida soberana da Argentina, que se somaria à linha de swap cambial também de US$ 20 bilhões realizada anteriormente.

Com informações da Reuters*


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *