Belém recebe aval da ONU para estratégias de segurança, saúde e mobilidade

A comitiva do Departamento de Salvaguarda e Segurança das Nações Unidas (UNDSS) aprovou os planos de segurança, saúde e mobilidade apresentados pelos governos federal, estadual e municipal para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém.

A decisão veio após três dias de inspeções em estruturas que irão receber a conferência. Entre os dias 6 e 8 de agosto, os representantes da ONU visitaram locais de eventos, hospedagens, sistemas de transporte, hospitais e unidades de pronto atendimento.

O objetivo foi avaliar o nível de preparação da capital paraense para receber milhares de chefes de Estado, delegações e representantes da sociedade civil na maior conferência climática do mundo.

Na área da saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apresentaram a rede de atendimento disponível, que inclui o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Hospital da Mulher do Pará, além de unidades privadas próximas ao Parque da Cidade e ao Porto de Outeiro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gerido pela Prefeitura de Belém, terá protocolos especiais para atender tanto a população local quanto os visitantes.

O plano de mobilidade prevê mais de 240 ônibus com itinerários exclusivos para o deslocamento ao Parque da Cidade, na chamada Blue Zone, além da frota regular.

Para o Porto de Outeiro, cerca de 100 veículos transportarão aproximadamente 5 mil participantes hospedados em navios de cruzeiro.

Também haverá bloqueios e liberações programadas nas principais vias de acesso ao evento, com barreiras de fiscalização e credenciamento de veículos, além de rotas específicas para comboios de chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o governo do Pará, o sinal positivo da UNDSS é resultado de um trabalho conjunto entre União, Estado e Município, que envolve mais de 10 mil agentes e militares de diferentes forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Gabinete de Segurança Institucional, Segup e Segbel.

O objetivo é garantir uma COP30 segura, organizada e com legado de melhorias permanentes para a cidade. A programação será realizada nos dias 10 à 21 de novembro.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *