Bel para Meninas: conheça jovem que protestou contra o YouTube

A influenciadora Bel Peres, 18, conhecida como Bel para Meninas, tem tomado as redes sociais nos últimos dias após protestar contra o YouTube. Isso porque, em 20 de agosto, ela teve o seu canal deletado, sob a justificativa de violação das políticas de segurança infantil.

A decisão gerou grande repercussão, especialmente porque Bel e sua equipe contestam a exclusão. A polêmica começou a ganhar força após o influenciador Felca publicar um vídeo em 7 de agosto que denunciava um caso de adultização infantil envolvendo Bel e sua mãe, Fran Peres.

Felca destacou que, quando criança, Bel era submetida a situações desconfortáveis diante das câmeras, configurando uma exploração e exposição indevidas. O vídeo levantou um debate sobre os limites da exposição infantil nas redes sociais e motivou o YouTube a agir contra canais considerados prejudiciais.

Quem é Bel Peres, conhecida como Bel para Meninas?

Isabel, que hoje tem 18 anos, cresceu gravando vídeos para a internet ao lado de sua mãe, Francinete Peres, apelidada carinhosamente pelos seguidores como Fran. Em 2012, ela criou o seu canal no YouTube e aos oito anos, já tinha 1,4 milhão de inscritos. Antes da exclusão, Bel ainda compartilhou que contabilizava mais de 14 milhões de inscritos.

“Para quem não sabe, eu sempre quis isso. Com 2 anos de idade quando eu ainda estava aprendendo a falar, eu já dizia para minha mãe (com meu pequeno vocabulário) que queria ser famosa; só não sabíamos como fazer isso. Até que um dia começamos a gravar vídeos e eu me encontrei nesse ramo”, citou em uma publicação em sua conta do Instagram, onde possui quase 390 mil seguidores.

Segundo sua mãe, inicialmente um primeiro canal, o “Penteados para Meninas”, foi criado, com o intuito de realizar penteados no cabelo da menina, enquanto ensinava para os internautas. No entanto, a pedidos da própria Bel, um canal separado foi criado para ela na sequência.

De acordo com informações de sua conta oficial no Instagram, “Bel para Meninas” foi o primeiro canal infantil brasileiro a alcançar 1 milhão de inscritos.

Apesar do sucesso, em 2020, devido a acusações de exposição infantil contra sua mãe, Bel parou de postar vídeos e parte do seu conteúdo foi excluído. Na ocasião, internautas subiram a tag #SalvemBelparaMeninas, em que denunciavam o comportamento de Fran, que parecia estar aborrecida com a filha, que aparentava ter alguma resistência de concordar com o que estava sendo proposto, muitas vezes em situações consideradas constrangedoras.

Nesta semana, Bel fez um chamado para seus fãs realizarem um protesto pacífico em São Paulo, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, reivindicando a volta do canal.

Ela apareceu em vídeos emocionada, usando roupas com mensagens de apoio e segurando cartazes pedindo justiça, além de compartilhar seu descontentamento com o tratamento recebido pelo YouTube, que chegou a ignorá-la pessoalmente em uma visita à sede da empresa.

Porém, na sexta-feira (29), data do protesto na Avenida Brigadeiro Faria Lima, alguns internautas publicaram memes de que não havia ninguém no protesto além de Bel, e que ela supostamente “teria ido embora por vergonha”.

Em uma live feita no aplicativo TikTok, Bel Peres se mostrou irritada com quem repercutiu “notícias falsas” sobre ela não ter ficado no protesto e dirigiu crítica à Ana Carol Mota.

“Ela chegou lá horas depois. Ela acha mesmo que eu ia esperar a princesa? Eu marquei o negócio numa hora, tudo bem que não pode ir na hora. Mas aí postar vídeo falando que eu não fui lá? Sendo que eu atendi todo mundo. Fiquei chateada”, declarou.

*Com informações de Giu Aya, da CNN

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *