Banca julgadora destaca qualidade técnica e diversidade de pautas no 1º Prêmio de Jornalismo da ALMT

Membros da banca julgadora, do 1º Prêmio de Jornalismo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) – Troféu Parlamento, destacam a qualidade técnica, a diversidade de pautas e o compromisso com o jornalismo público dos trabalhos inscritos na edição inédita da premiação. Todos os projetos foram avaliados e os vencedores serão anunciados na noite desta quinta-feira (29) no Teatro Zulmira Canavarros.

Conforme previsto no regulamento, os trabalhos foram analisados pela Comissão Técnica de Avaliação e Julgamento, formada por profissionais de comunicação com reconhecida atuação no cenário estadual e nacional, além de docentes de universidades públicas. A composição plural garantiu rigor técnico, isenção e diferentes olhares sobre a produção jornalística.

A comissão é formada por representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT).

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT), Itamar Perenha, avaliou de forma positiva a iniciativa da ALMT, destacando o reconhecimento coletivo ao trabalho da imprensa. Segundo ele, o prêmio foi bem recebido pela categoria, que se sentiu valorizada ao ter sua atuação lembrada e reconhecida institucionalmente. Perenha também ressaltou a importância da premiação como estímulo à qualificação profissional e ao fortalecimento do jornalismo público.

Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

“A categoria se sente honrada por ser lembrada. Esse prêmio reconhece um esforço coletivo e valoriza o trabalho do jornalista, que muitas vezes atua de forma intensa, sem o devido reconhecimento. Além disso, incentiva a melhoria contínua da qualidade da informação”, afirmou o sindicalista.

Para o secretário de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Raoni Ricci, participar da comissão julgadora foi uma experiência marcante.

“No campo da comunicação, foi minha primeira oportunidade de integrar uma banca julgadora. Foi uma experiência que certamente vai contribuir para minha atuação profissional. De forma geral, os trabalhos conseguiram demonstrar, com exemplos práticos e linguagem acessível, a importância da Assembleia Legislativa para a sociedade”, afirmou.

Ricci também destacou o simbolismo da premiação. “O Troféu Parlamento reconhece o trabalho da imprensa mato-grossense, incentiva a produção de conteúdos que traduzem para a sociedade a relevância da atuação dos deputados estaduais e fortalece a democracia”, completou.

A diretora de Comunicação da Defensoria Pública do Estado, Érika Oliveira, ressaltou a importância do jornalismo público em tempos de desinformação.

“Não basta informar, é necessário alcançar a população de forma estratégica, com intenção, transparência e empatia. O jornalismo ético fortalece a democracia e forma cidadãos conscientes dos seus direitos. Tivemos matérias inscritas que provam isso na prática”, avaliou.

Segundo ela, os trabalhos evidenciaram os impactos da atuação parlamentar na vida das pessoas e o cuidado com a apuração, linguagem e formatos adequados à comunicação pública contemporânea.

O chefe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado (MPE-MT), jornalista Jonathan Cosme, destacou que os trabalhos jornalísticos foram avaliados com rigor técnico, levando em conta critérios como uso adequado de dados, confiabilidade das fontes, clareza narrativa, qualidade estética e originalidade, garantindo credibilidade e relevância da informação. Segundo ele, chamou atenção a abordagem criativa e humanizada das pautas sobre a ALMT, com apresentação de resultados concretos que beneficiam diretamente a sociedade.

“Os trabalhos foram avaliados de forma criteriosa, considerando elementos fundamentais para garantir a credibilidade e a relevância da informação, acima de qualquer interesse individual”, afirmou Cosme, ao ressaltar ainda o incentivo ao jornalismo ético, responsável, investigativo e inovador. Além de um sistema de avaliação eficiente e intuitivo para a análise dos conteúdos.

Representando a academia, a coordenadora do curso de Jornalismo da Unemat – campus Tangará da Serra, professora Roscéli Kochhann, avaliou positivamente a diversidade temática dos trabalhos.

“Achei muito interessante a diversidade de pautas propostas, o que indica que os profissionais estão atentos ao que tem sido discutido na Assembleia. No geral, são bons trabalhos, com destaque para aqueles que apresentaram maior aprofundamento da apuração, diversidade de fontes e exploração de diferentes linguagens”, observou.

“Os trabalhos inscritos revelam diversidade temática e relevância social, abordando desde a memória da Assembleia Legislativa até ações voltadas à melhoria da qualidade de vida, com destaque para a saúde pública e os direitos das mulheres. As produções universitárias demonstram interesse e senso crítico dos jovens sobre o trabalho legislativo e a participação popular. O sistema de votação digital foi eficiente e bem organizado, contribuindo para uma experiência enriquecedora”, afirmou o integrante da banca Moacir Francisco, professor da UFMT.

CRITÉRIOS – O julgamento ocorreu por meio da atribuição de notas de zero a cinco, admitindo-se frações decimais, com base em critérios objetivos, como: adequação ao tema, qualidade do texto, criatividade e inovação, profundidade e abrangência da abordagem, fontes de informação e qualidade estética.

A metodologia adotada priorizou a qualidade do conteúdo jornalístico, que concentrou 75% do peso total da avaliação, assegurando que aspectos como clareza, aprofundamento e inovação fossem determinantes no resultado final.

PRÊMIO – A cerimônia de entrega do 1º Prêmio de Jornalismo do Parlamento – Troféu Parlamento será realizada nesta quinta-feira (29), às 19 horas, no Teatro Zulmira Canavarros. Além da premiação dos trabalhos vencedores, o evento contará com a realização de duas palestras com destaque nacional: o jornalista Fernando Mitre e o consultor de marketing Marcelo Vitorino.

Fonte: ALMT – MT


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *