Avião com 15 pessoas a bordo desaparece na Colômbia

Um avião com 15 pessoas a bordo perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo nesta quarta-feira (28), no nordeste da Colômbia, informou a ministra dos Transportes do país, María Fernanda Rojas.

A aeronave, pertencente à companhia aérea estatal Satena, fazia o voo de Cúcuta para Ocaña com 13 passageiros e dois tripulantes.

A Satena informou em comunicado que o avião decolou às 11h42, no horário local, e tinha previsão de pouso por volta das 12h05, mas registrou o último contato com o controle de tráfego aéreo às 11h54.

“A Satena mobilizou todos os recursos disponíveis, em coordenação com o Centro de Comando e Controle da Força Aeroespacial Colombiana e a Diretoria de Investigação Técnica e de Acidentes da Autoridade de Aeronáutica Civil, para realizar as buscas pela aeronave”, declararou a empresa.

Em um outro comunicado mais tarde, a Satena informou que, desde a perda de contato com a aeronave, aviões da Força Aeroespacial Colombiana, do Exército e da empresa Searca iniciaram sobrevoos e operações de busca na área sobre a qual ela supostamente estaria voando.

“Até o momento, a aeronave não foi localizada, nem foram encontrados vestígios dela”, observaram.

O site de rastreamento de voos FlightAware registrou o voo por nove minutos desde a decolagem no Aeroporto Camilo Daza, antes do sinal desaparecer.

“O governo nacional está acompanhando de perto as informações sobre a aeronave HK4709 da Satena”, disse o Ministro do Interior da Colômbia, Armando Benedetti.

“Estamos em contato constante com as autoridades policiais, que nos informam que as buscas foram iniciadas em todas as jurisdições”, acrescentou.

Acredita-se que o deputado colombiano Diógenes Quintero está a bordo do avião, de acordo com sua equipe de comunicação nas redes sociais.

“Informamos que ainda não conseguimos contato com o deputado e sua assessora, Natalia Acosta Salcedo, após o desaparecimento do voo da Satena de Cúcuta para Ocaña”, diz a nota.

Quintero é integrante do Congresso da República da Colômbia desde 2022. Seu mandato se estende até 2026.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *