Durante uma coletiva de imprensa, após o incêndio mortal em um resort suíço, Béatrice Pilloud, procuradora-geral da região de Valais, disse que acredita que um “flashover” tenha impactado o incêndio.
O termo técnico indica que tudo no ambiente teria se incendiado quase simultaneamente, o que resultou em uma explosão no bar Le Constellation.
“Há muitas circunstâncias a serem esclarecidas, várias hipóteses foram apresentadas. A principal teoria que estamos priorizando é um flashover que provocou uma explosão rápida. Vários depoimentos foram ouvidos e há telefones recuperados para serem analisados”, disse Pilloud.
Um flashover ocorre quando os gases quentes sobem até o teto e se espalham pelas paredes, de acordo com a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios (NFPA).
O calor se intensifica até que todos os itens combustíveis na sala atinjam seu ponto de ignição e peguem fogo.
“Flashover é quando você não tem mais objetos no ambiente pegando fogo. A sala inteira está em chamas”, disse Steve Kerber, vice-presidente e diretor executivo do Fire Safety Research Institute, à CNN.
À medida que as temperaturas sobem para até 538°C, até mesmo bombeiros com equipamentos de proteção completos têm poucas chances de sobreviver, segundo a NFPA.
“Imagine que você tem um teto inteiro espalhando fogo muito rapidamente, a quantidade de energia vinda desse teto cai sobre todos os outros objetos combustíveis de toda a instalação”, explicou Kerber.
“Todos os objetos basicamente pegam fogo em sucessão muito rápida, e então a sala inteira fica envolta em chamas, o que é fatal.”