Um aulão de Inteligência Artificial realizado no Mineirão, em Belo Horizonte, terminou em pancadaria entre estudantes na tarde desta quarta-feira (19). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram alunos brigando nas arquibancadas. A Polícia Militar foi acionada para conter a confusão.
O evento, organizado pelo Governo de Minas em parceria com o Google for Education, reuniu cerca de 30 mil estudantes e educadores, com expectativa de bater o recorde mundial de maior aula presencial de IA — hoje pertencente a Portugal, com 1.400 participantes.
Após o tumulto, o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, afirmou que a segurança presente no estádio estava acima do previsto para o público e que há indícios de que algumas pessoas foram ao local com a intenção de causar confusão.
“Estamos pegando essas imagens também, a segurança estava acima do número inclusive necessário para esse tipo de contingente, foi contratada com policiamento na área externa. O que a gente está vendo, são alguns indícios de pessoas que vieram com propósito de fazer confusão. A gente localizou algumas coisas na rede social isso ainda requerer investigação. Nossa maior preocupação foi manter todo mundo em segurança.”
Participaram do aulão alunos de cerca de 200 escolas estaduais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, com idades entre 14 e 18 anos. O governo ainda aguarda a validação do Guinness Book para confirmar se o recorde foi batido. A CNN Brasil tenta mais informações sobre a confusão.