Atrizes de “Vale Tudo” respondem nota de repúdio de coletivo de mães LGBTQ

“Vale Tudo” se encaminha para sua reta final, mas as polêmicas sobre decisões da trama seguem surgindo. Nesta semana, Cecília (Maeve Jinkings) e Laís (Lorena Lima), um casal lésbico que adotou Sarita (Luara Telles), foram surpreendidas com a chegada do pai biológico da criança.

“Não existe pai biológico em uma família de duas mães”, começou a nota do Coletivo Dupla Maternidade, uma comunidade que reúne mulheres LGBTQIA+ que vivem a maternidade dupla. A associação disse ter vibrado ao saber que a trama teria uma família de duas mães e que a história seria diferente da original – em que a personagem Cecília morre. “Mas é inacreditável que em 2025 o que poderia ser representatividade seja transformado em desinformação, preconceito e desserviço”, critica a postagem.

O coletivo ressalta que a decisão de trazer um “pai” para a criança “reforça as violências diárias“, assim como também compactua. “Para Manuela Dias e a equipe de roteiristas de ‘Vale Tudo’, fica aqui nosso pedido para que a história de Cecília e Laís, que na trama são mães de Sarita, seja revista para uma abordagem mais construtiva e afetuosa“, concluiu o comunicado e ainda se disponibilizou para participar na construção da narrativa das personagens. “Para que a novela contribua de fato com as nossas famílias, e não apenas use o assunto de forma oportunista.”

Maeve Jinkings e Lorena Lima, que já havia demonstrado estar infelizes com suas personagens, responderam apoiando o coletivo. “Todo meu amor e respeito ao coletivo, e a todas as mães adotivas e casais de mulheres. Desde o início busquei compreender a alma dessas famílias”, disse a atriz de “Aquarius”.

Já Lorena disse torcer para que as histórias de famílias diversas tenham mais espaço na dramaturgia. “Que tenhamos mais chances de contar nossas histórias. É imenso meu respeito e admiração pelo coletivo e por todas as mulheres que o formam. Guardo com muito carinho os presentes que mandaram e deixo meu desejo forte de encontrar com vocês (logo).”

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *