Um palestino foi morto em Gaza por disparos israelenses e outro ficou ferido neste sábado (8), disseram médicos locais, enquanto um frágil cessar-fogo se mantém entre o Hamas e Israel.
Autoridades médicas de Gaza disseram que a vítima foi morta por disparos israelenses a leste do campo de refugiados de Bureij, na região central da Faixa de Gaza. Socorristas da Defesa Civil relataram que um palestino foi baleado e ferido por israelenses na área de Khan Younis, no oeste da Faixa de Gaza, ao sul.
As Forças Armadas de Israel não responderam imediatamente ao pedido de comentários.
O cessar-fogo em Gaza, mediado pelos EUA, que deixou questões como o desarmamento do grupo armado palestino Hamas e um cronograma para a retirada israelense de Gaza sem solução, tem sido testado por episódios periódicos de violência desde que entrou em vigor em 10 de outubro.
Combatentes liderados pelo Hamas mataram 1.200 pessoas, a maioria civis, e fizeram 251 reféns em um ataque ao sul de Israel em 7 de outubro de 2023. A ofensiva retaliatória de Israel matou mais de 69 mil palestinos, a maioria civis, segundo autoridades de saúde em Gaza.