Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas em um ataque com faca no centro de Taipé, capital de Taiwan, na sexta-feira (19). O suspeito lançou bombas de fumaça na principal estação ferroviária da cidade, correu para o metrô mais próximo e atacou pedestres no caminho.
Segundo o primeiro-ministro, Cho Jung-tai, o suspeito foi identificado como Chang Wen, de 27 anos. Ele morreu depois do ataque ao cair de um prédio durante uma perseguição policial.
Wen já tinha antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto. O primeiro-ministro acredita que ele portava coquetéis molotov e utilizava um colete à prova de balas durante o crime.
Um vídeo de uma emissora local mostrou o homem lançando bombas de gás em uma rua movimentada antes de caminhar em direção a um shopping center com uma grande faca.
Ao longo da gravação é possível ouvir uma voz gritando para que os pedestres chamassem a polícia enquanto o homem começava a atacar as pessoas.
Neste sábado (20), o prefeito de Taipé, Chiang Wan-an, prometeu reforçar as medidas de segurança em toda a cidade, em importantes centros de transporte e eventos de grande porte.
A cidade de Taipé planeja “não apenas aumentar a presença policial, mas também garantir que todos os policiais estejam totalmente equipados com os equipamentos necessários”, disse Chiang a repórteres em uma coletiva de imprensa.
O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, visitou os feridos e os familiares do ataque. Em declarações à imprensa no hospital, Lai afirmou ter instruído as autoridades a conduzirem uma investigação minuciosa sobre o histórico e os motivos do suspeito.