Ataque com drones e mísseis russos mata 8 pessoas na Ucrânia; ONU critica

A Rússia lançou um forte ataque com drones e mísseis contra a Ucrânia na madrugada desta sexta-feira (14), matando seis pessoas na capital Kiev e duas na cidade de Chornomorsk.

Dezenas de pessoas também ficaram feridas em ataques a instalações de energia e prédios, disseram autoridades ucranianas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que as forças russas usaram 430 drones e 18 mísseis, o que tornou o ataque um dos maiores na capital até agora.

Assim, o chefe de Estado pediu novamente aos aliados que endurecessem as sanções contra a Rússia.

A Força Aérea ucraniana informou que a maioria dos drones e mísseis foi abatida, mas autoridades disseram que incêndios e a queda de destroços danificaram apartamentos, uma escola, um centro médico e prédios administrativos em nove distritos da cidade.

“Somente pressão – com sanções e força – pode obrigar a Rússia a pôr fim a esta guerra, uma guerra que ninguém, além deles, jamais precisou”, disse Zelensky, acrescentando que a embaixada do Azerbaijão também foi atingida por destroços de um míssil Iskander.

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas forças atingiram um complexo de produção de armas ucraniano com armas de alta precisão em resposta aos ataques ucranianos contra a Rússia.

“Muitas pessoas gritando”, relata ucraniana

Anastasia, de 29 anos, descreveu o momento em que seu bloco de apartamentos foi atingido: “Naquele momento, você não sabe o que fazer primeiro: salvar a si mesmo, seu filho, ou correr para ajudar as pessoas, porque muitas pessoas estavam gritando e precisavam de ajuda”, contou ela.

Timur Tkachenko, chefe da administração militar de Kiev, afirmou que pelo menos 34 pessoas ficaram feridas em toda a cidade, incluindo duas crianças. Uma mulher grávida estava entre as nove pessoas que receberam atendimento hospitalar.

Imagens mostraram chamas sobre a cidade em vários locais, enquanto os moradores se reuniam em ruas repletas de escombros do lado de fora dos prédios após o ataque.

O sistema de aquecimento da cidade também sofreu danos, com o serviço cortado em um distrito, mas as interrupções de emergência foram resolvidas, disse o prefeito.

Cortes parciais de energia foram anunciados na região de Kiev, na região de Odessa, no sul, e na região de Donetsk, no leste, informou o Ministério da Energia.

ONU condena ataque

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, afirmou que o secretário-geral António Guterres “condena veementemente o ataque em larga escala com mísseis e drones realizado hoje pela Federação Russa contra diversas regiões da Ucrânia”.

“Ataques contra civis e infraestrutura civil violam o direito internacional humanitário. São inaceitáveis ​​onde quer que ocorram e devem cessar imediatamente”, destacou Dujarric.

Ele pontuou que o chefe da ONU lembrou “a inviolabilidade das relações diplomáticas” e reiterou seu apelo por “um cessar-fogo completo, imediato e incondicional” como primeiro passo para “uma paz justa, abrangente e sustentável na Ucrânia” que preserve sua “soberania, independência e integridade territorial”.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *