Uma aurora boreal foi registrada da perspectiva da Estação Espacial Internacional (ISS) pelo astronauta da Jaxa (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), Kimiya Yui. Imagens divulgadas no último domingo (11) mostraram as cores deslumbrantes sobre a Terra.
“Em agradecimento por esses 300 dias de experiências valiosas que estou tendo, gostaria de apresentar um timelapse um pouco raro visto pela janela. A luz zodiacal logo após o pôr do sol e as auroras que aparecem a partir da metade do vídeo também são lindas, mas o movimento dos painéis solares é algo incrivelmente digno de ficção científica”, escreveu na legenda.
Kimiya Yui faz parte da Crew-11, da SpaceX, iniciada em agosto de 2025, e está completando sua segunda missão na Estação Espacial Internacional.
A aurora boreal, também conhecida como Luzes do Norte, é um fenômeno causado por partículas energéticas que podem ser lançadas pelo Sol tanto em um fluxo contínuo, chamado vento solar, quanto por erupções gigantes conhecidas como ejeções de massa coronal, ou CMEs.
Assista ao vídeo da aurora boreal
おはようございます!
仕事の隙間を狙っての撮影が続いています。
私がまもなく帰還するのを知って、太陽さんが頑張ってくれたのか、とても美しいオーロラを撮影する事が出来ました。
撮影できた事も嬉しかったですが、何より映像を見て皆さんが喜んでくださる様子を思い浮かべ、1人で微笑みました笑。 pic.twitter.com/qQJDpqlq1U— 油井 亀美也 Kimiya.Yui (@Astro_Kimiya) January 11, 2026