Após manter juros em 15% ao ano, Copom reduz projeção de inflação para 2026

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgou a manutenção da taxa de juros em 15% ao ano nesta quarta-feira (28). No comunicado da decisão, o Comitê alterou a previsão da inflação para 2026.

Na nota da decisão anterior, de dezembro de 2026, a expectativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) era de 3,5% para este ano. Agora, diminuiu 0,1 p.p (ponto percentual), indo a 3,4%.

“Nas divulgações mais recentes, a inflação cheia e as medidas subjacentes seguiram apresentando arrefecimento, mas mantiveram-se acima da meta para a inflação”, diz.

No entanto, o Copom destacou que os riscos para a inflação, tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual.

Entre os riscos de inflação mais forte estão a desancoragem das expectativas de inflação por período mais prolongado; uma maior resiliência na inflação de serviços do que a projetada em função de um hiato do produto mais positivo e, por fim, uma conjunção de políticas econômicas externa e interna que tenham impacto inflacionário maior que o esperado, por exemplo, por meio de uma taxa de câmbio persistentemente mais depreciada.

Já entre os riscos de baixa dos preços estão uma eventual desaceleração da atividade econômica doméstica mais acentuada do que a projetada, uma desaceleração global mais forte e a redução nos preços das commodities com efeitos desinflacionários.

 

 

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *