Após encontro com Hugo em Brasília, Tarcísio posta vídeo sobre anistia

Após se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), em Brasília na última quarta-feira (3), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou nesta quinta (4) uma mensagem favorável à anistia dos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Como mostrou a CNN, Hugo e Tarcísio se reuniram na capital federal para tratar do tema, que incluiria também um perdão judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu em uma ação criminal no Supremo relacionada a uma tentativa de golpe de Estado. O projeto está parado na Câmara desde 2024 e é motivo de impasse entre parlamentares da base e da oposição.

A mensagem do chefe do Executivo paulista foi publicada no X (antigo Twitter) com os dizeres “A história já mostrou que a anistia e o perdão são os melhores remédios para pacificar o país”.

“Na história do Brasil, sempre tivemos anistia. Foi assim no período colonial, foi assim no período regencial, foi assim no segundo império. Foi assim no início da República”, diz Tarcísio em um discurso republicado ao participar de uma manifestação favorável ao movimento ainda este ano, na avenida Paulista.

Na postagem, o governador chegou a citar a anistia de 1979, relativa à ditadura militar.

A legislação foi aprovada durante o mandato do presidente João Baptista Figueiredo, que perdoou os perseguidos políticos durante o regime. O projeto foi aprovado com modificação no Congresso, que permitiu uma anistia ampla, geral e irrestrita, incluindo, por exemplo, militares.

“Vocês sabiam que Vargas deu anistia pra quem participou na intentona comunista?”, continua. “Além da anistia em 79. E por que não dar anistia agora? Pedir anistia não é uma heresia, pedir anistia é alho justo, é algo real, é algo importante.”

Após o encontro com o presidente da Câmara, um deputado da base do governo chegou a acionar o Supremo Tribunal Federal contra Tarcísio de Freitas, alegando obstrução de Justiça.

Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que a articulação do mandatário gera preocupação. 

Também nesta quinta-feira (4), Hugo Motta confirmou que há interesse por parte de Tarcísio em tratar da anistia, mas que ainda não há uma definição sobre o tema.


FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *