O atual líder da Fórmula 1, Oscar Piastri, afirmou que ele e o companheiro de McLaren, Lando Norris, chegam “quites” ao GP do México após colidirem um com o outro em duas etapas seguidas.
Norris, que está 14 pontos de Piastri, havia dito em Austin — antes da batida na corrida sprint — que enfrentaria “consequências” pelo restante da temporada por ter batido no australiano na primeira curva em Singapura.
Essas consequências, no entanto, nunca foram detalhadas nem pelos pilotos nem pela equipe, que já garantiu o título de construtores e agora busca o primeiro título duplo (pilotos e construtores) desde 1998.
Em Singapura, a responsabilidade foi atribuída ao britânico, que forçou Piastri para fora da pista. Já o australiano reconheceu nesta quinta-feira (23) que o incidente em Austin foi, em parte, culpa dele.
Ambos abandonaram a corrida sprint, vencida pelo atual campeão, Max Verstappen, que reduziu a diferença para Piastri de 104 para 40 pontos nas últimas quatro corridas— restando ainda cinco etapas e duas sprints até o fim da temporada.
“Revisamos o que aconteceu, como fazemos em todos os fins de semana, e acredito que tive um certo grau de responsabilidade na sprint. Estamos começando do zero este fim de semana, tanto eu quanto Lando”, disse Piastri a jornalistas já no México.
Questionado se poderia detalhar mais, o australiano acrescentou: “As consequências do lado do Lando foram retiradas. Houve vários fatores envolvidos, mas essa foi a decisão final.”