Antes do apagão elétrico registrado na madrugada desta terça-feira (14), provocado por um incêndio na Subestação de Energia de Bateais, no Paraná, o Brasil já vivenciou uma série de apagões nos últimos anos.
Entenda: incêndio em subestação do Paraná desencadeou apagão em regiões do país
Em agosto de 2024, os estados do Acre e Rondônia sofreram um apagão que afetou toda região. O sistema elétrico também enfrentou desafios críticos em outubro de 2024, quando um evento climático extremo deixou mais de 3 milhões de clientes sem energia na Grande São Paulo.
Em agosto de 2023, um apagão de grandes proporções afetou 25 estados e o Distrito Federal. A ocorrência resultou na “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Na crise de 2023, o sistema elétrico nacional só foi completamente restabelecido seis horas depois.
Apenas em 2022, o Brasil registrou 42 apagões que se enquadravam como blecautes com duração de pelo menos dez minutos.
A discussão sobre a segurança energética nacional ganhou amplo destaque público há mais de duas décadas, com o racionamento de energia. O caso mais famoso de racionamento de energia no Brasil ocorreu em julho de 2001.
Na época, foi determinada a redução de 20% do consumo por nove meses em 16 estados e no Distrito Federal. A medida foi imposta devido a uma seca severa e problemas no planejamento para transmissão e geração de energia.
Número de apagões aumentou no primeiro semestre deste ano
O número de blecautes no sistema elétrico brasileiro aumentou no primeiro semestre deste ano, em uma comparação com o mesmo período do ano passado, segundo monitoramento do próprio MME (Ministério de Minas e Energia).
De janeiro a junho, foram 22 ocorrências com cortes de pelo menos 100 MW (megawatts) e pelo menos dez minutos de duração. Os apagões totalizaram 7.914 MW de carga interrompida.
Isso representa quase o dobro dos 4.084 MW cortados nos seis primeiros meses de 2023, em 13 ocorrências, conforme dados do boletim mensal de monitoramento do sistema elétrico brasileiro.
Apagão atingiu todo o país nesta terça
Uma apagão foi registrado na madrugada desta terça-feira (14) em todas as regiões do país.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou que, às 0h32, houve uma ocorrência no SIN (Sistema Interligado Nacional) que provocou a interrupção de cerca de 10 mil megawatt de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Segundo o ONS, a ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5 mil megawatt para o Sudeste/Centro-Oeste.
Na região Sul houve perda de aproximadamente 1.600 megawatt de carga. Nas demais regiões, houve atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga). No Nordeste a interrupção foi da ordem de 1.900 megawatt, no Norte de 1.600 megawatt e, no Sudeste, de 4.800 megawatt.
“Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência”, informou o ONS.
O operador disse ainda que uma reunião com os principais agentes envolvidos na ocorrência está programada para ser realizada ainda hoje. O ONS deverá realizar ainda uma reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do RAP (Relatório de Análise da Perturbação) até a próxima sexta-feira (17).