A supermodelo Anok Yai, 28, revelou o diagnóstico de uma doença rara que afeta coração e pulmão. A artista egípcia foi eleita Modelo do Ano em 2025 no The Fashion Awards.
Em um relato em suas redes sociais, Anok diz ter descoberto uma questão congênita – ou seja, condição presente desde o nascimento, desenvolvida durante a gestação ou no parto – que sobrecarrega seu coração e “destrói” os pulmões lentamente. Segundo ela, em grande parte de sua vida não teve sintomas, mas nos últimos anos passou a ter uma tosse constante. “A tosse persistente se transformou em dores no peito, ataques de tosse com sangue, e por vezes, lutei para respirar”, explicou em sua publicação.
Apesar dos sintomas, Anok conta que decidiu continuar trabalhando enquanto buscava um médico e o “momento certo” para cuidar da saúde. “Logo percebi que nunca haveria um momento certo – minha saúde continuaria a piorar… O universo tem uma forma de desacelerar você e te acordar.”
Então, na sexta-feira (19), ela realizou uma cirurgia robótica nos pulmões e acrescentou que passa por recuperação de sucesso. “Agradeço Dr. Robert Cerfolio e sua equipe talentosa e generosa, aos quais sou eternamente grato por me darem mais tempo… E agradeço aos meus amigos e familiares por serem a primeira coisa que vi quando acordei. Por enquanto estou me recuperando… mas estarei de volta”, concluiu. Na publicação, ela compartilhou vídeos e fotos de seu tempo no hospital recebendo assistência médica e da família.
Anok Yai tem alcançado um sucesso como supermodelo, sendo uma das duas supermodelos negras a abrir um desfile da Prada, ao lado de Naomi Cambpell. Ela também fez parte do time de modelos do Victoria’s Secrets Fashion Show 2025.