A América Latina tem experimentado uma crescente alternância entre governos de esquerda e direita, refletindo uma crise de representatividade que tem moldado a política regional. Segundo o professor de Política Internacional da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Paulo Velasco, essa oscilação reflete, em grande parte, à insatisfação da população com as promessas não cumpridas pelos governantes. A declaração foi durante participação no “WW Especial”, da CNN Brasil.
“É uma grande dificuldade para um presidente se reeleger hoje em dia na América Latina. A população se sente muito mal representada pelos governos de plantão, e isso acaba levando a uma busca por alternativas, frequentemente na oposição de direita”, afirma Velasco.
A ascensão de governos de direitanos últimos anos não segue um padrão ideológico único, destaca o especialista. “A direita latino-americana não tem uma mesma orientação em termos político-partidários. Não seguem uma mesma cartilha ideológica”, diz ele, apontando que, embora compartilhem algumas semelhanças, como o conservadorismo em questões de segurança e valores, líderes como Javier Milei, da Argentina, e Rodrigo Paz, da Bolívia, têm abordagens bem distintas.
Velasco observa que, além da insegurança e da crescente criminalidade, outro fator que impulsiona essa nova direita é o avanço de pautas conservadoras. “Temas como a segurança pública e uma agenda mais conservadora ligada à família e costumes têm se tornado centrais no debate político”, explica o professor.
Velasco, que também é professor do MBA em Relações Internacionais da FGV (Fundação Getulio Vargas), destaca que a mudança no perfil da direita latino-americana reflete não apenas a insatisfação popular, mas uma redefinição das prioridades políticas na região.
“Estamos vendo uma nova direita, que não segue um modelo único, mas é unida por um discurso de enfrentamento à criminalidade e à defesa de valores conservadores. Esse cenário cria uma dinâmica polarizada, em que cada vez mais os eleitores buscam respostas rápidas e mais radicais para questões que afetam diretamente sua segurança e identidade”, conclui o professor.
WW Especial
Apresentado por William Waack, o programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Conheça o Clube de Membros da CNN Brasil no YouTube. Ao se cadastrar, você garante acesso antecipado à íntegra da edição já às sextas-feiras, além de cortes exclusivos e conteúdos de bastidores do programa.