A Amazon e o Google anunciaram no domingo o lançamento de um serviço de rede multicloud – ou seja, ou serviço de nuvem desenvolvido em conjunto – para atender à crescente demanda por conectividade confiável, em um momento em que até mesmo breves interrupções na internet podem causar grandes apagões.
A iniciativa permitirá que os clientes estabeleçam conexões privadas de alta velocidade entre as plataformas de computação das duas empresas em minutos, em vez de semanas.
O novo serviço está sendo apresentado pouco mais de um mês após uma interrupção da Amazon Web Services (AWS), em 20 de outubro, que afetou milhares de sites em todo o mundo, deixando offline alguns dos aplicativos mais populares da internet. Essa interrupção custará às empresas norte-americanas entre US$ 500 milhões e US$ 650 milhões em prejuízos, de acordo com a empresa de análise Parametrix.
A nova oferta combina o Interconnect multicloud da AWS com o Cross-Cloud Interconnect do Google Cloud, para melhorar a interoperabilidade da rede, de acordo com anúncios feitos pelos dois provedores de nuvem.
“Essa colaboração entre a AWS e o Google Cloud representa uma mudança fundamental na conectividade multicloud”, disse Robert Kennedy, vice-presidente de serviços de rede da AWS.
Rob Enns, vice-presidente e gerente geral de redes em nuvem do Google Cloud, afirmou que a rede conjunta tem como objetivo facilitar a movimentação de dados e aplicativos entre nuvens para os clientes.
A Salesforce está entre os primeiros usuários da nova abordagem, afirmou o Google Cloud em um comunicado.
A AWS fornece poder computacional, armazenamento de dados e outros serviços digitais para empresas, governos e indivíduos, sendo a maior provedora de nuvem do mundo, seguida pela Azure, da Microsoft, e pelo Google Cloud.
Empresas de tecnologia, incluindo Alphabet, Microsoft e Amazon, estão investindo bilhões na construção de infraestrutura capaz de lidar com o crescente tráfego de internet e as demandas cada vez maiores da inteligência artificial, à medida que a necessidade de poder computacional para suportar esses serviços se acelera.
O negócio de nuvem da Amazon apresentou um crescimento robusto no terceiro trimestre, gerando US$ 33 bilhões em receita, mais que o dobro dos US$ 15,16 bilhões do Google.