O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta terça-feira (4) que na próxima semana a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e o plenário do Senado vão analisar a recondução de Paulo Gonet ao comando da PGR (Procuradoria-Geral da República).
Gonet foi indicado para ser reconduzido ao cargo de procurador-geral da República pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agosto. Se aprovado, ele ficará por mais dois anos à frente da PGR.
No entanto, a recondução depende de confirmação pelo Senado, que começa a análise pela CCJ e conclui em uma votação no plenário da Casa.
Em comunicação aos senadores, Alcolumbre disse no plenário que a próxima semana será de sessão presencial para analisar os nomes das autoridades.
Segundo o presidente do Senado, há nove casos pendentes de avaliação.
O caso de Gonet está sob relatoria de Omar Aziz (PSD-AM), que é responsável de apresentar o relatório para os demais integrantes da comissão. A CCJ é presidida por Otto Alencar (PSD-BA).
A apreciação consta na pauta da reunião da CCJ desta quarta-feira (5), quando deve ser lido o parecer do relator. Entretanto, é esperado que após isso ocorra a concessão de vista coletiva.
O assunto, portanto, deve retornar à análise do colegiado apenas na próxima semana, como previu o presidente do Senado.