Alckmin diz que vai trabalhar para “equacionar” tarifaço do México

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta sexta-feira (12) que vai trabalhar para “equacionar problema” de mais um tarifaço sobre o Brasil, dessa vez vindo do México. O Senado mexicano aprovou na quinta-feira (11) um projeto de lei para aplicar tarifas de 50% a alguns parceiros comerciais, incluindo o Brasil.

“Vamos atuar para equacionar esse problema. Nós defendemos o multilateralismo, estamos expandindo os seus acordos. O comércio é sempre e principalmente intraregional, e vamos trabalhar junto ao México para termos mais complementariedade econômica”, disse o vice-presidente e ministro da Indústria, durante evento em São Paulo.

Alckmin liderou uma comitiva em agosto ao México para discutir parcerias e formas de os países se protegerem do tarifaço aplicado por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Quatro meses depois, o governo de Cláudia Sheinbaum pode sancionar um projeto de lei protecionista na mesma linha da ordem executiva americana.

“Nos estivemos no México e foi feito o entendimento para aumentar as chamadas linhas tarifárias de preferência. Nós temos com o México linhas tarifárias de preferência pequenas. Esse trabalho está em curso, vamos trabalhar para aumentar essas linhas tarifárias”, afirmou Alckmim.

O vice-presidente minimizou o impacto do novo tarifaço vindo do México e ressaltou a alta nas exportações brasileiras e o novo acordo entre Mercosul e União Europeia, que deve ser assinado em 20 de dezembro, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *