O tenista cabeça de chave número um Carlos Alcaraz começou a tentativa de conquistar seu primeiro troféu do ATP Finals com uma vitória por 7-6(5) e 6-2 sobre o australiano Alex de Minaur, no campeonato que encerra a temporada, em Turim.
Alcaraz venceu neste domingo a partida de estreia no ATP Finals pela primeira vez, apesar da atuação combativa de De Minaur, com o australiano se recuperando de uma desvantagem de 4 a 1 para forçar um tiebreak no primeiro set, antes de o espanhol levar a melhor.
Os dois trocaram quebras de saque no início do segundo set, mas Alcaraz quebrou mais duas vezes para novamente liderar por 4 a 1 e, desta vez, não houve recuperação, apesar do valente esforço de De Minaur.
Ambos os jogadores buscavam melhorar o desempenho do ano passado, quando Alcaraz perdeu duas de suas três partidas da fase de grupos em sets diretos, enquanto De Minaur foi derrotado em todas as três. Alcaraz também havia perdido a partida de estreia em suas duas participações anteriores.
O espanhol está no caminho certo para terminar o ano como número um do mundo e, em Turim, ele precisa chegar à final com pelo menos uma vitória na fase de grupos ou vencer todas as partidas nessa etapa para garantir o prêmio pela segunda vez.
O italiano Jannik Sinner precisa manter seu título para ter alguma chance de terminar o ano na primeira posição.