O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, disse durante o CNN Talks: Construindo o Futuro, que acontece na sede da B3 nesta sexta-feira (15), que o ajuste fiscal permite à capital ter capacidade de planejar seu futuro.
No evento, Nunes destacou que a capital recebe classificação “AAA” pela agência de crédito Fitch Ratings em quesitos de sustentabilidade das contas. Este ajuste, segundo o prefeito, abre espaço para investimentos públicos e aumenta a atração a aportes privados.
“Quando a gente vai para o “triple A” na Fitch, a gente passa a conseguir fazer o que a cidade precisa para o futuro, bater recorde de investimento”, disse.
De acordo com Nunes, em 2024 a cidade investiu R$ 18 bilhões. Além disso, entre janeiro de 2021 e julho deste ano, 84 mil empresas saíram de outros estados e se alocaram para São Paulo — uma amostra da atração do capital privado.
Na participação, o prefeito ainda disse que o governo federal vai na “contramão” deste esforço, ao não cortar gastos. Nunes disse que o empresário precisa que o poder público “não atrapalhe” e criticou a elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).