Agatha Christie: 5 livros para conhecer a obra da “rainha do crime”

A escritora Agatha Christie, consagrada como “rainha do crime” na literatura, celebraria seu aniversário de 135 anos nesta segunda-feira (15).

Nascida em 15 de setembro de 1890, em Torquay, na Inglaterra, Christie morreu em 12 de janeiro de 1976, aos 85 anos, deixando uma obra consolidada que a tornou a maior referência na literatura policial até os dias de hoje.

Traduzida para mais de 100 idiomas, Agatha Christie só é superada em vendas no mundo pela Bíblia e pelas obras de William Shakespeare. Ela escreveu mais de 60 romances policiais, além de contos e livros de ficção. Entre seus personagens icônicos estão o detetive belga Hercule Poirot e a simpática senhora Miss Marple, dois dos mais renomados investigadores da ficção.

As narrativas construídas por Christie são marcadas por mistérios intrincados, múltiplos suspeitos e pistas falsas que desafiam a lógica do leitor até a última página.

5 livros para conhecer a obra de Agatha Christie

  1. “E não sobrou nenhum”
    Convidadas pelo misterioso Sr. Owen, dez pessoas aparentemente sem ligação nenhuma chegam a uma ilha misteriosa para ficarem hospedados na casa de seu anfitrião. Logo na primeira noite, um deles é morto e todos os outros se tornam suspeitos. Um poema infantil e dez bonequinhos de porcelana parecem ser a chave para entender o que está realmente acontecendo.
  2. “Assassinato no Expresso do Oriente”
    O detetive Hercule Poirot embarca no trem do Expresso do Oriente para retornar a Londres. Quando o excesso de neve obrigada a locomotiva a parar por uma noite, o corpo de um dos passageiros é encontrado morto na manhã seguinte e o detetive se vê obrigado a reunir as pistas para descobrir quem é o assassino.
  3. “O assassinato de Roger Ackroyd”
    Quando o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana rara de sua coleção particular, esta se torna a terceira morte suspeita em uma sequência de misteriosos crimes. O detetive Hercule Poirot entra no caso para investigar as mortes, enquanto o médico Dr. Sheppard, seu ajudante, narra a história.
  4. “Os crimes ABC”
    Hercule Poirot recebe uma carta inesperada: um assassino que se autointitula “ABC” anuncia a data e o local de seu próximo crime, alegando que nem mesmo o detetive poderia prendê-lo. A única pista para que ele possa identificar quando será a próxima morte é o fato de que o criminoso ataca suas vítimas escolhendo o nome delas por ordem alfabética.
  5. “A casa torta”
    O milionário Aristide Leonides mora com toda sua família em uma mansão nos arredores de Londres. Quando ele morre após ser envenenado, sua esposa e seus parentes se tornam os principais suspeitos da investigação conduzida pela polícia.

FONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *