O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, tem voos atrasados na manhã desta terça-feira (30) após o registro de um vazamento de óleo na pista.
De acordo com informações do aeroporto, as operações permanecem suspensas. A previsão inicial era de que as atividades fossem retomadas até as 8h da manhã, porém, até o momento, as pistas ainda não foram liberadas, e equipes de funcionários seguem trabalhando na limpeza.
A CNN apurou que 48 voos foram cancelados e outros 10 precisaram ser alternados para o Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. Em nota, a Infraero informou que o NOTAM — aviso aos aeronavegantes — já foi emitido e que as medidas necessárias foram adotadas para garantir a segurança das operações e viabilizar a retomada dos voos o mais breve possível.
O impacto, no entanto, se estende para além do Rio de Janeiro e atinge aeroportos em todo o país. Em São Paulo, a Aena, concessionária que administra o terminal, informou que o Aeroporto de Congonhas já registra 18 voos cancelados nesta terça-feira, todos com origem ou destino ao Aeroporto Santos Dumont. Desse total, são 13 chegadas e cinco partidas afetadas.
Mais cedo, passageiros relataram que aguardavam uma definição sobre seus voos desde as 6h. Alguns permaneceram dentro das aeronaves à espera de novas orientações.