As ações do Pinterest despencaram 18% na quarta-feira (5), com a previsão pessimista alimentando temores de que a plataforma de compartilhamento de imagens esteja com dificuldades para encontrar novas vias de crescimento em meio às pressões tarifárias e à concorrência de rivais maiores.
A queda acentuada das ações deverá eliminar US$ 4,36 bilhões do valor de mercado da empresa, caso as perdas nas negociações pré-mercado se mantenham ao longo do dia.
Os resultados do Pinterest contrastam com a receita otimista do terceiro trimestre divulgada por empresas líderes em publicidade digital, incluindo a Alphabet (controladora do Google), a Meta e o Reddit, que foram impulsionadas por gastos robustos com publicidade.
Plataformas como o Instagram e o Facebook da Meta, e o TikTok, tornaram-se a escolha preferida dos varejistas globais na temporada de festas de fim de ano devido às suas extensas bases de usuários e ferramentas avançadas de IA integradas.
A diretora financeira Julia Donnelly destacou a queda nos gastos com publicidade nos Estados Unidos e no Canadá, o mercado mais lucrativo da empresa, no terceiro trimestre, à medida que “os grandes varejistas americanos enfrentam a pressão sobre as margens devido às tarifas no cenário atual”.
Os varejistas, especialmente empresas sediadas na China, como Temu e Shein, reduziram seus orçamentos de marketing após a remoção da isenção ” de minimis ” e a incerteza gerada pelas tarifas.
“O desempenho tem sido satisfatório, mas temos dificuldade em identificar um catalisador que impulsione os negócios e acelere o crescimento”, afirmaram os estrategistas da Piper Sandler.
De acordo com dados compilados pela LSEG, o Pinterest prevê uma receita trimestral entre US$ 1,31 bilhão e US$ 1,34 bilhão, com o ponto médio abaixo da estimativa média dos analistas, de US$ 1,34 bilhão.
“Em um mercado onde a capacidade das empresas de gerar revisões para cima a partir de investimentos e inovação é importante para impulsionar a valorização dos múltiplos e das ações, a PINS não conseguiu cumprir esse requisito”, acrescentaram os analistas do Morgan Stanley.
Até agora neste ano, o Pinterest teve um crescimento de 13,6%, superior aos 7,2% registrados pelo Meta no mesmo período.